Dinâmicas Participativas

Ferramentas de participação, que objetivam a construção coletiva do Plano de Ação Comunitário de Desenvolvimento Sustentável (PADS).

Trabalham mediante a dissertação, reflexão e a toma de decisões; incorporam estratégias diversas e acessíveis para incluir a todos os coletivos locais e atingir uma participação representativa; e constituem um processo de aprendizagem e empoderamento.

Procuram incorporam os atores sociais como sujeitos de um conhecimento fundamental para a ação social. Com o fim de construir pontes entre o saber teórico e o saber prático. Não se trata unicamente de incorporar a comunidade como sujeito de conhecimento, mas também converter o sujeito de conhecimento em sujeito de ação.

As técnicas participativas incluem diferentes dinâmicas para garantir que todos e cada um dos atores seja capaz de desenvolver intervenções e poder debatê-las em plano de horizontal, de equidade, independentemente do seu conhecimento prévio da temática, do seu capital cultural e educativo, da sua eloquência, ou das violências simbólicas que introduzem diferentes eixos de poder (de gênero, de classe social ou de raça)

IMG_8676_2

IMG_8657

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s